[QUEM] Projeto Verão: Especialistas explicam como não cair em ciladas na busca pelo "corpo perfeito"

Depois de um longo período de reclusão em casa, com o avanço da vacinação na maior parte do país, já podemos fazer planos para aproveitar a estação mais quente do ano com segurança. Se você é uma dessas pessoas que já está pensando no Verão, e de olho em alguns protocolos estéticos para dar um up na pele e no corpo, preste atenção para não cair em ciladas e nem acreditar no milagre do "corpo perfeito". Até porquê, ele não existe!

Segundo o médico especialista em dermatologia, Newton Morais, os cuidados com a derme precisam ser diários e não apenas para uma época do ano. “Se você quer começar a se cuidar agora, não deve parar, por exemplo, em março (quando o verão acabar). O ideal é iniciar uma avaliação dermatológica e, mensalmente, fazer o acompanhamento para ver se há uma evolução no caso”, explica ele, que é diretor médico da Clínica Mais. No espaço, frequentado por Anitta, Elba Ramalho e Ludmilla, a novidade da temporada é o protocolo 'Hotsummer', que garante resultado em três meses três tecnologias. X-Wave: um aparelho que emite ondas acústicas deixando os tecidos mais maleáveis. Trata a fibrose, auxiliando no desaparecimento gradual dos nódulos e serve como pré-tratamento e potêncializa o segundo passo. Alma Prime: um ultrassom que diminui a camada de gordura. E Exilis: um aparelho que possui três tipos de radiofrequência. Ajuda a "colar" a pele no músculo, alcançando camadas mais profundas da pele, fazendo estímulo de colágeno. Essa é a radiofrequência mais eficaz do mercado.

A prática de esportes, controle do peso corporal, boa alimentação, exposição ao sol com proteção, são alguns dos cuidados que também precisam ser diários e retardam o processo, por exemplo, da flacidez. Aliado a isso, existem alguns tratamentos que dão uma ajudazinha, como a radiofrequência Bodytite, mas não tem efeito vitalício. “O resultado é visível na primeira sessão e ao longo de um ano o corpo continua produzindo colágeno na região estimulada. Mas, veja bem, você precisa cuidar da qualidade da pele em todo esse período, pois a flacidez vai voltar. Ter um objetivo é ótimo, mas é preciso ter consciência de que o corpo continua envelhecendo, e se ele não for cuidado, os resultados não serão duradouros”, orienta o cirurgião plástico Marcelo Sampaio, especializado em cirurgia em geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas (USP) e integrante do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês.

Diminuir as marcas de expressão, rugas finas e dar uma levantada na musculatura também é possível sem injetáveis ou cirurgias invasivas. E o resultado leva pouco tempo. “Alguns aparelhos que trabalham com a troca eletromagnética, como a Foto Indução Biológica, levantam a musculatura e minimizam queixas comuns, como flacidez, rugas e linhas de expressão, sem dor ou qualquer incisão. O resultado aparece após algumas sessões e o paciente não fica com pontos roxos, podendo retornar às atividades ou mesmo ir ao sol sem medo”, indica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, queridinha de famosas como Xuxa, Glória Pires, Izabel Goulart e Alessandra Ambrósio.

No entanto, o efeito "instantâneo" e não invasivo, não é possível, por exemplo, com tratamentos para reduzir medidas. “Se você quer um tratamento corporal para viagem de férias no verão, precisa começar já e não deixar para perto da data da viagem. Pele é estímulo constante”, alerta a médica especialista em dermatologia, Geisa Costa. "Após a anamnese, com direito a exames de sangue, muitos pacientes precisam de uma consulta com nutrólogo e nutricionista, pois o problema vai além da dermatologia”, completa ela, que defende tratamento personalizado.

Isso também vale para quem quer treinar em um mês o que não fez em um ano. “No treinamento físico de forma desesperada para secar para o verão, a pessoa acaba comendo menos, para diminuir gordura, e não tem energia para se exercitar. O corpo entende como se fosse um stress. Então, o treino em excesso acaba fazendo com que a energia captada venha dos músculos e não da gordura. Com isso, o treino não tem resultado, pois os músculos não vão aparecer”, avisa Nemi Sabeh Jr., ortopedista, cirurgião e coordenador médico das Seleções Brasileiras de Futebol, idealizador da On - Centro Integrado de Evolução Corporal com unidades no Morumbi (São Paulo) e em Assis (interior de SP).

Em resumo, todo exagero é prejudicial. Se você deseja se sentir bem no verão, cuide de sua saúde no outono, inverno e primavera. E lembre-se, corpo perfeito é aquele que tem uma pessoa feliz. “Os transtornos acontecem por conta do excesso de qualquer emoção. O corpo perfeito não existe, pelo simples fato de que o ser humano sempre está buscando algo a mais. Logo a pessoa tem que ter clareza dos objetivos para facilitar o processo, evitando dessa forma a infelicidade”, ensina a psicóloga e neurocientista, Anaclaudia Zani Ramos.

Anterior
Anterior

De inchaço a trombose: saiba riscos de tratamentos estéticos

Próximo
Próximo

Mito ou verdade: a duração do botox diminui com atividade física?